Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Veja dicas boas "pra cachorro".

Talvez você já tenha passado por algumas situações.
É claro, que apenas com algumas, não se pode afirmar que um animal tem um problema, cachorros que você pega no colo ou desce do sofá ela lata ganindo é sinal de algum problema de coluna. Tutores de cães já sabem qie este problema é dor na coluna, mas você não sabe.

O principal motivo que pode levar ao cachorro a ter dor na coluna como foi citado aqui é a doença do disco vertebral e a principal delas é a hérnia de disco!

Isso mesmo! Seu cachorro também pode ter hérnia de disco... infelizmente...

Se você tem dores na coluna, sabe muito bem como elas são “dolorosas” e até mesmo irritantes, pois volta e meia nos lembra de que ela está ali presente.

E nos cachorros não é diferente.

Por este motivo, eles também podem ter “crises de coluna” e sair ganindo de dor, é desesperador para quem está vendo...

Para se chegar ao diagnóstico de que o seu cachorro com dor na coluna tenha de fato uma hérnia de disco, é necessário fazer exames bem específicos. Mas antes, é claro que ele precisa ser avaliado e examinado por um médico veterinário para que se suspeite realmente de hérnia de disco.

Dentre os exames, a ressonância magnética é o exame principal para este diagnóstico. Mas infelizmente, são pouquíssimos os lugares que possuem este aparelho no Brasil.

Outro exame mais comum de se conseguir fazer é a radiografia com contraste (mielografia). Ela também apresenta alguns pontos negativos, mas para se conseguir fechar o diagnóstico precisamente, ela é importante.

A tomografia computadorizada também é outro tipo de exame de imagem que consegue identificar com precisão o local da lesão, mas também não é em toda cidade que ela está presente.

Como eu posso prevenir que o meu cachorro tenha dor na coluna?

Algumas raças possuem características próprias que, infelizmente, facilitam que eles apresentem hérnia de disco.

A principal raça da lista é o Dachshund, também conhecido popularmente como “salsicha” ou Basset. Ele possui o corpo comprido e pernas curtas, o que favorece uma má distribuição do seu peso sobre sua coluna. O resultado disso é exatamente uma maior predisposição a ter hérnia de disco.Mas não é apenas o Dachshund que tem maior incidência... outras raças como o Poodle, Lhasa Apso, Pequinês, Shih Tzu, também são acometidos com frequência.

Algumas dicas para que você previna esse problema se você tem alguma dessas raças:


1- Não permita que o seu cachorro pule do sofá ou da cama na hora de descer. Coloque-o no chão.

2- Ao pegar o seu cachorro, NUNCA pegue-o como uma criança, apenas pelas axilas. Pegue-o de forma que você mantenha o peso dele distribuído nos seus braços.

3- Evite piso escorregadio. Caso seu cachorro costume escorregar no chão durante uma brincadeira ou mesmo passeando pela casa, o melhor seria colocar tapetes antiderrapantes ou tapetes comuns mesmo, desde que ele não escorregue mais.

4- Ao passear com ele na rua, opte sempre pelos peitorais com bastante área de apoio para o corpo.


Os tratamentos que são utilizados atualmente para os problemas de hérnia de disco em cães são bastante variados, pois dependem muito de cada caso.


Eles incluem desde acupuntura e fisioterapia, até cirurgia para retirada do disco acometido.

Portanto, para não ter que ver o seu melhor amigo com essas dores na coluna, siga as minhas dicas de prevenção!



Fonte : Dicas pra cachorro
Foto   : Google