Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Dicas para você fazer uma boa prova do ENEM

Chegou a hora de fazer a prova do ENEM. Verdade! Não tem mais para onde correr: o resto dos seus dias depende disso. Ou pelo menos é assim que a gente se sente quando está próximo a encarar o vestibular. E fazer um bom ENEM é o primeiro passo para se dar bem – com o perdão do trocadilho.

Como estudar é o foco, mas não é a solução para tudo, a JOR consultou professores e especialistas em provas e selecionamos truques espertos para quem estudou e, principalmente, para quem não conseguiu estudar tudo. Quer saber? Até quem não teve tempo de estudar nadinha tem uma chance de levar a melhor. Nada de papo de “durma mais cedo no dia anterior”, “coma direito”, “controle o nervosismo”. Afinal, isso você poderá ler em todos os outros lugares. Garanta o ENEM acertando o que é fácil

Antes de começar a ler a matéria, grave bem na memória: 25% das questões do ENEM são fáceis, 50% são intermediárias e 25% são difíceis. Daí: se você se garantir nas perguntas mais fáceis e conseguir acertar uma parte das mais difíceis com essas dicas, é bem capaz que seja considerado um aluno bom ou até excelente! É assim funciona o sistema de cálculo do ENEM.



Dica 1:

Nunca se esqueça: um dos princípios básicos do ENEM é levar aos candidatos valores éticos e sociais, favoráveis ao meio-ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. e, portanto, você deve ficar atento a isso. Por exemplo, se em uma questão de física houver um texto gigante sobre como economizar na hora de preparar um alimento, preste atenção nas alternativas: a correta deverá estar ligada à economia em casa! Por mais que a resposta pareça estar em uma alternativa mais simples e lógica, é provável que, na verdade, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão. É algo como uma espécie de lição de moral.



Dica 2:


Aqui vai um exemplo clássico: já rolou, no ENEM, uma questão a respeito dos danos causados pelos anabolizantes e, obviamente, a alternativa correta discriminava o uso dessas substâncias. Ok, tem muita gente por aí que malha, faz uso de anabolizantes e discorda dessa informação em algum grau, mas não precisa deixar essa opinião clara bem na hora da prova, certo? A probabilidade de a resposta correta vetar as famosas “bombas” é muito, mas muito grande.


Dica 3:


As questões do ENEM dificilmente afirmam ou negam algo com certeza absoluta, então, fique esperto!É fácil detectar uma alternativa errada: palavras como “sempre ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente”, tendem a ser falsas. Já se você apostar em alternativas que levam palavras como “alguns” ou “geralmente”, tem muito mais chances de acertar respostas de uma questão.


Dica 4:


O ENEM é pró em preparar alternativas gigantescas para cada questão, o que contribui para o desespero a confusão de qualquer aluno. Para se safar dessa, saiba que, na maioria das vezes, a alternativa com o texto mais extenso está ERRADA. Isso porque esse texto mais longo permite o uso de mais palavras e expressões só para fazer o aluno quebrar a cabeça para responder. Pode checar nos últimos gabaritos, a maior parte das alternativas corretas possui textos curtos. Mas não se engane, que vez ou outra pode acontecer exatamente o contrário. Uma alternativa mais longa, que se destoa de outras mega curtas pode ser a correta!


Dica 5:


Sabe aquela pergunta que apresenta quatro alternativas bem parecidas, além de outra que é totalmente nada a ver em relação às outras? Quando isso acontece, o mais comum é pensarmos que se quatro de cinco alternativas semelhantes, então a correta tem que ser uma delas, certo? ERRADO! Quando isso acontece no ENEM, geralmente a questão correta é justamente aquela que está sozinha, e que costuma passar despercebida. Se liga!


Dica 6:


Se você deu de cara com uma pergunta sobre a qual não faz idéia da resposta, saiba que duas das cinco alternativas obrigatoriamente são absurdas e não têm nada a ver com a resposta certa, então, comece tesourando essas. Daí, você já tem 33% de chance de acertar, já que faltam três alternativas. Continue: as outras duas opções erradas que restaram são feitas justamente para tentar enganar o candidato e convencê-lo de que estão certas. Nessa hora, se algo lhe soar um pouco estranho, mesmo que de leve, provavelmente se trata de uma resposta incorreta que deve ser eliminada. Depois disso fica fácil, pois sobram duas alternativas e você já tem 50% de chance de acerto. Tente se concentrar e assinalar a resposta correta.



Dica 7:


Apesar de o INEP jurar que não rolam pegadinhas nos testes do ENEM, os especialistas atestam: rolam, sim. A diferença é que elas não dão taaanto na cara. Essas pegadinha estão mais associadas à atenção na hora de resolver um dos testes. Por exemplo: você tem certeza MESMO de que levou em consideração todos os itens da questão? Fique esperto para não escorregar...


Dica 8:


Muitas das questões que incluem gráficos são tidas como assustadoras, à primeira vista. Na verdade, essas questões apresentam, quase sempre, a resposta a uma questão, ainda que pareçam existir possíveis contas a ser feitas, por exemplo. 


Dica 9:

Outra tática do ENEM para confundir os candidatos é usar alternativas parcialmente corretas. Por exemplo, trazer definições corretas a uma alternativa e mesclar essa informação com algo que não é verdadeiro. Nese caso, vale o velho e bom "menos é mais". Dê preferência à resposta que talvez não aborde todos os aspectos do texto, mas que contenha informações inegavelmente corretas.


Dica 10:

Ok, esta dica só funciona para quem tem certeza de que acertou a maior parte das questões. Quando terminar a prova e só restarem aquelas perguntas que te deixaram mega na dúvida, pegue seu gabarito e veja quantas vezes você assinalou cada alternativa (A, B, C, D e E). Depois, veja se parece haver um equilíbrio entre elas. Daí rola de “chutar” nas alternativas que menos foram assinaladas durante toda a prova. Aí vai o segredo: o MEC exige que haja uma espécie de igualdade entre as alternativas – deve haver respostas corretas em aproximadamente 20% de cada alternativa. Outro toque é que se você assinalou cerca de 16 alternativas “B”, por exemplo e apenas sete “E”, talvez seja interessante revisar especialmente aquelas questões que te deixaram na dúvida.


Como usar o tempo em seu favor no ENEM

A maior dificuldade do ENEM está no tempo para fazer a prova. São 4h30 para fazer as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e mais 5h30 para fazer as provas de Linguagens, Códigos, Matemática e mais a redação. Para facilitar, o engenheiro civil – e campeão em ser aprovado em provas de concursos públicos – Paulo Cesar Pereira, o Sapóia, preparou uma divisão de tempo PER-FEI-TA, que vai te salvar...


Foto: Reprodução

ENEM no sábado

Tente usar aproximadamente 10 minutos para cada página da prova. Assim, você tem uma média de 2,5 minutos para cada uma das questões. Além disso, é preciso garantir ao menos 30 minutos para preencher o gabarito e, nessa contagem, ainda sobram 15 minutos para o caso de você ter que revisar mais alguma coisa.

ENEM no domingo

Esse dia é mais tenso. Você tem uma hora a mais, mas não se deixe enganar, que a correria será ainda maior. Em geral, as questões de matemática levam mais tempo para ser resolvidas, então você vai ter que espremer o tempo nas respostas das outras matérias, que são mais simples. Dá pra fazer assim: use 3 minutos para cada pergunta de matemática, 2 minutos para as questões mais simples, tente fazer a redação em no máximo uma hora e aperte o gabarito em 20 minutos, afinal, já vai rolar uma experiência no segundo dia, né? Assim, sobram uns 25 minutos para você revisar o que for preciso. Não é o tempo dos sonhos de ninguém, mas garante que você resolva a prova toda com segurança :)

E para quem não é bom em Exatas, Fica Dica: segundo Edmilson Motta, coordenador de vestibular e professor de matemática do Etapa, o segredo para arrasar na prova de Exatas do ENEM é ficar fera em porcentagem, regra de três e prestar atenção nos problemas.



a.  As provas do ENEM são aplicadas em determinadas escolas, antes do período verdadeiro de testes, sem você saber! Dessa forma, rola uma avaliação do nível de dificuldade de cada questão, para depois os examinaodores definirem qual a melhor forma de avaliar os candidatos. 


Foto: Reprodução

b. Como são formuladas as questões do ENEM

Todas as perguntas do ENEM são formuladas para avaliar o nível de cada um dos candidatos, separadamente. Por isso, as questões são classificadas como fáceis, intermediárias e difíceis. Dependendo de quais questões acertar, você é classificado como um aluno ruim, bom ou excelente.

c. A nota do ENEM é única para cada candidato

Ao contrário de outras provas, no ENEM cada questão pode mudar de valor de acordo com o desempenho do candidato ao longo de TODA a prova, o que significa que cada um dos inscritos no ENEM pode apresentar uma nota completamente diferente da outra, daí a razão de fazer toda a diferença você garantir as questões fáceis e uma parte das difíceis, como a gente explicou no comecinho da matéria...

A
s dicas propostas foram cedidas por especialistas em avaliações e proporcionam a você novas formas de tentar entender a prova do ENEM para tirar o máximo proveito do seu potencial. Isso não significa que a gente garante qualquer nota, viu? 

Mas temos uma ultima dica na imagem para você.





Boa sorte, a gente sabe que você vai conseguir!!!




Fonte : Revista Atrevida