Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Descobriu que seu nome está negativado? Conheça seus direitos

Caso você possua uma dívida com determinada empresa, não obrigatoriamente será negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA. No entanto, caso o credor - ou seja, a empresa a qual você está devendo - opte por negativar seu nome, você deverá ser previamente informado pelo órgão de cadastro de inadimplentes, pois a súmula 359 do STJ expressa que a responsabilidade pela notificação é do próprio órgão e não do credor.

Conforme o artigo 43, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor, a comunicação deve ser feita por escrito. Porém, não é obrigatória a comprovação por meio de A.R. (Aviso de Recebimento), conforme a Súmula 404 do STJ.

O nome do consumidor inadimplente só poderá permanecer no cadastro no período máximo de cinco anos a partir da data da dívida e não da negativação. Quando o pagamento do débito é realizado pelo consumidor, seu nome deve ser excluído do cadastro no prazo de cinco dias úteis pelo credor, de acordo com o artigo 43, parágrafo 3º, do CDC e Súmula 548 do STJ.

Portanto, caso seu nome tenha sido inserido sem notificação e você passou por um constrangimento ao tentar adquirir um produto ou serviço, reclame com a ajuda da PROTESTEou entre em contato conosco pelo 0800 201 3900 para que possamos garantir a defesa dos seus direitos.


Fonte : REVISTA PROTESTE
Foto.  : REVISTA PROTESTE

Dicas e Truques para você resolver problemas de manchas.


1. Você tirará facilmente manchas de gordura de tecidos aplicando, nos locais manchados, uma gema dissolvida em um pouco de água. Para clarear manchas de mercúrio das roupas, utilize o mesmo método.

2. Para tirar manchas de banha, manteiga, cera ou graxa de tecidos, coloque a parte manchada entre dois mata-borrões e passe o ferro quente. Depois, limpe com benzina, éter, amoníaco, talco ou água quente com sabão.


3. Para tirar manchas de graxa, passe no local manchado óleo de cozinha e deixe por dez minutos. Depois, lave com bastante água morna e sabão.

4. Se vocˆ manchou a roupa com café, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.

5. Você retirará com facilidade as manchas de óleo de carro e de piche passando na roupa, depois de lavada, um pouco de querosene. Depois, lave a roupa novamente.

6. Para tirar manchas de ferrugem de tecidos, coloque sal sobre o local manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar ao sol e depois lave.

7. Para tirar as manchas que ficam nas meias brancas, por causa do uso, é bom fervê-las com água e algumas fatias de limão. Deixe ferver por alguns minutos. Depois, escorra, esfregue bem o local manchado com sabão e enxágue.

8. Para retirar chiclete grudado em tecidos, coloque sobre ele uma folha de papel e passe o ferro bem quente. Assim, o chiclete desgrudará com facilidade.

9. Para remover o amarelado e as manchas de ferrugem das pias de cozinha e peças de banheiro, embeba um chumaço de algodão em água oxigenada e passe suavemente sobre as manchas, até que elas desapareçam.

10. Para tirar manchas de tinta de caneta de tecidos, deixe-os de molho no leite cru.

11. Para tirar manchas de caneta esferográfica de tecidos, umedeça o local manchado com um pano embebido em vinagre. Depois, enxugue sem esfregar.

12. Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim, as manchas sairão facilmente.

13. Para tirar manchas de frutas de tecidos, use uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de um limão ou vinagre branco.

A saúde da família começa na cozinha


As infecções e intoxicações alimentares são frequentes, por vezes o problema tem origem em nossa casa e principalmente na cozinha. O melhor é adotar bons hábitos.


Coloque em prática algumas dicas medidas.

Plantas

Evite as plantas na cozinha. Deixe de fora da área de preparação dos alimentos por que que a terra pode cair e contamina os alimentos 

Higiene das mãos

Lave as mãos com água e detergente antes de cozinhar e de manipular alimentos. E após lavar a louça é preferível secar suas mãos ao ar do que com um pano mais ou  menos limpo.

Dispensa

Deixe-as longe da luz do sol e fontes de calor. Deixe os produtos com validade curta em locais mais acessíveis.

Exaustores

Eles  propiciam a acumulação de gordura e pode provocar incêndios. Uma vez por mês pelo menos laveo com água morna e detergente enxágue com água quente.



Forno e microondas.

Mantenha os limpos. Reduza os respingos de alimentos no microondas usando uma tampa sobre os pratos e travessas e deixe um tempo a porta aberta para ventilar e eliminar odores e resto do detergente.

Geladeira e freezer.

Lave com água e detergente antes de guardar as compras semanais,faça uma limpeza mais profunda. Ao desinfetar use vinagre ou água sanitária. Os embalados ou recipientes fechados deve ficar em torno de celsius negativos acima de 3 graus celsius´o freezer deve se manter abaixo de 18 graus celsius negativos. Evite o acúmulo de gelo que prejudica o funcionamento da geladeira ou no freezer.

Animais

Eles são proibidos na cozinha principalmente animais pequenos que sobem nas bancadas. A pata destes animais pisam em solo infectados de microbios levando para sua cozinha, se eles comem nesse ambiente mantenha a ração em comedouros e assim que esvaziar lave-os. 



Lata de lixo 

Mantenha tampada e forrada com o saco optar pela que tem pedal, regularmente lave a com água e detergente.

Produtos de limpeza

Arrume os em locais acessíveis e longe do alcance das crianças.
Arrume os em locais inacessíveis as crianças. Prefira produtos com tampas de segurança. 

Máquina de lavar louça.

Caso tenha limpe-as com freqüência e não deixe sujeiras acumuladas no filtro

Bancada e tábuas

Deixe a superfície sempre limpa com detergente, aplique água sanitária para limpezas mais profundas com água muito quente ou coloque as na máquina de lavar louçã 

Panos e esponjas

Troque panos e esponja sem esperar que fiquem com sujeiras ou degradações evidentes.

Fizemos essa pesquisa para os leitores que gostam de uma boa limpeza.
Essas são algumas dicas para você ter a sua cozinha sempre limpa. 

Se você tem dicas ou truques que são uteis para a casa e quer compartilhar, nos envie mandando um email. Entre em contato. jornaloresumo@gmail.com

Direitos que o consumidor tem e não sabia - Coluna Dicas e Truques.

1. É muito comum entrarmos em um estacionamento de shopping ou supermercado e vermos, logo na entrada, uma placa dizendo que a empresa não se responsabiliza por danos ou furtos que ocorrem dentro do estacionamento. Porém, não é assim que o Direito entende.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), mediante Súmula nº 130, já pacificou o entendimento de que a empresa é, sim, responsável por danos ou furtos em veículo de seus clientes ocorridos em seu estacionamento, ainda que seja gratuito.

Ao oferecer estacionamento para clientes, a empresa se compromete com a segurança do local. É uma oferta e, como toda oferta, deve ser cumprida e respeitada, sob pena de frustrar uma expectativa do consumidor. Além de tudo, é uma forma de atrativo e há um retorno financeiro com isso.



2. Segundo o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que adquire um produto fora de uma loja física pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

É o chamado direito de arrependimento, para o consumidor que efetua uma compra pela Internet ou por telefone. O prazo é dado para que o consumidor confirme se gostou do produto, já que, pela Internet, por exemplo, não teve a chance de avaliar de perto. Se, ao receber, o não produto não for aquele que imaginava, o consumidor poderá desistir do negócio.



3. Outro fato muito comum é a diferença de preço de um produto na prateleira e no caixa. Um produto é exposto na prateleira com um valor e quando o consumidor chega no caixa o valor é outro.

Nesse caso, qual é o valor que deve valer? Com certeza, é o valor mais baixo, seja qual for (da prateleira ou do caixa). O princípio é bem simples: na dúvida, deve prevalecer o valor que for mais favorável ao consumidor.




4. Segundo a Lei nº 11.975 de 2009, os bilhetes de passagens de transporte coletivo rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional terão validade de 1 ano, a partir da data de sua emissão, independentemente de estarem com data e horários marcados.

Caso o consumidor não consiga embarcar no horário da passagem, poderá remarcar a viagem, desde que seja dentro do prazo de validade, que é de 1 ano. É um grande benefício para o consumidor, que não perde o dinheiro que pagou pela passagem, caso pegue um engarrafamento e não chega a tempo para pegar o ônibus.



5. Quem nunca passou pela situação chata de efetuar uma chamada telefônica e antes que a conversa acabe a ligação cai? Quem mais sofre é quem usa celular pré-pago, pois acaba com os créditos rapidinho.

A Resolução nº 604 de 2012 da ANATEL veio dar um alívio a esse problema. Segunda a resolução, se uma ligação cair no meio de uma conversa e ocorrer ligações repetidas de um mesmo número de origem e destino, a operadora de telefonia só poderá cobrar uma única chamada, desde que o final de uma chamada e o início da seguinte for inferior ou igual a 120 (cento e vinte) segundos.


Fonte e Fotos : http://www.proteste.org.br/
Conheça a PROTESTE

Essa ideia tem que vir logo para o Brasil - Motocicletas são repelentes na Tailândia

A Tailândia é um dos países mais populosos do mundo. Cravado no leste da Ásia, é banhado pelo Oceano Pacífico e abriga 70 milhões de habitantes.

Clima tropical, chuvas torrenciais e grandes favelas sem saneamento básico são a mistura perfeita para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, zyka e chikungunya.

Tão espalhadas quanto os mosquitos são as motocicletas de baixa cilindrada nas apertadas vielas de Klong Toey, a maior favela de Bancoc, capital do país. Milhares de becos só são acessíveis a bordo de motonetas.

A fundação local Duang Prateep resolveu usar isso em favor do combate à dengue, e desenvolveu um dispositivo chamado "motorrepelente".

A invenção, fixada com um ímã na ponta do escapamento, usa o calor e os gases do escape para pulverizar um óleo natural que repele mosquitos. Segundo a fundação, cada borrifada teria alcance de até três metros.

Até agora foram instalados mais de 2 mil pulverizadores, o que, nos cálculos da entidade, devem proteger mais de 80 mil moradores da comunidade. Moradores afirmam que a quantidade de mosquitos diminuiu depois que as motos passaram a usar o dispositivo.

"Há potencial para fazer uma grande diferença na comunidade. O repelente não é tóxico e as motos estão por toda a parte. É uma forma de dar a todos a chance de ajudar", afirmou Damrong Boonyoung, líder comunitário da Klong Toey.

A Duang já demonstrou interesse em exportar a ideia a outros países, inclusive o Brasil. Seria uma boa solução para favelas como a Rocinha (Rio de Janeiro), que tem um exército de motos -- e outro de mosquitos -- circulando em suas vielas?



Fonte : Cicero Lima - Leonardo Felix - Infomoto do UOL
Foto   : Reprodução vídeo divulgação

Dicas de como clarear os seus dentes com alimentos caseiros e deixá-los mais brancos.

Brasil tem 15% dos dentistas do mundo; mercado de higiene bucal cresce 7% ao ano e só fica atrás de EUA e China, mesmo assim é um mercado milionário.

Pensei que já tinha me acostumado à seriedade que os brasileiros dão à limpeza pessoal. Mas levei um susto quando usei o banheiro de um restaurante há alguns meses.

Apertei o que achava ser uma saboneteira, mas em vez de sabão um líquido mentolado saiu na minhas mãos. Era enxaguante bucal. Havia fio dental no banheiro também. O brasileiro sempre leva a escova de dentes na bolsa para depois do almoço escova-los. Os banheiros de grandes restaurantes estão se adaptando e mercado cresce a cada dia. 


O sorriso é a curva mais bonita de qualquer pessoa. É o nosso cartão de visitas e com ele expressamos tantos sentimentos!

Um sorriso também pode ser a peça chave na beleza de uma pessoa. E diversas pesquisas afirmam que o sorriso é o que homens e mulheres olham primeiro no sexo oposto.

Sendo o sorriso algo tão valioso, é muito importante então cuidar dos dentes e mantê-los sempre bonitos, não é? Quem não quer ter dentes brancos? É claro que todos, mas alguns de nossos hábitos contribuem para que eles fiquem amarelados com o tempo.

Os principais responsáveis pelo amarelamento dos dentes são o cigarro, o álcool e alguns alimentos como o café, açúcar e alimentos muito ácidos. 

Se não resiste a um cafezinho, tente criar o hábito de escovar os dentes logo depois de tomar. Consumir cereais, grãos, frutas e verduras é uma ótima forma de conservar a boa aparência dos dentes.

Várias opções de clareamento dentário

Hoje em dia é muito fácil cuidar dos dentes. Dentistas estão se especializando cada vez mais em diversos tipos de tratamentos e praticamente não há nada que não possa ser feito para melhorar o sorriso de qualquer pessoa.

Infelizmente os clareamentos dentários são procedimentos caros. Existem milhares de cremes dentais e produtos “milagrosos” que garantem deixar os dentes mais brancos, mas é apenas marketing. Os próprios dentistas não recomendam esses produtos para evitar que alguma substância cause danos na gengiva ou nos dentes.

(Foto - Produtos para Higiene Bucal em Restaurante do Rio)

O que fazer então? 

Nossa dica: usar o poder dos alimentos.

Todos sabem que vários alimentos trazem diversos benefícios para a saúde e aparência. E o mesmo vale para os dentes. Certos alimentos possuem propriedades que realmente auxiliam no clareamento dentário.

Truques caseiros para clarear os dentes

Essas dicas podem parecer “receitas de vó”, mas realmente funcionam. Usando os benefícios desses alimentos, é possível melhorar e muito a aparência do nosso sorriso! 

Importante: 

depois de usar qualquer mistura, escove os dentes com seu creme dental habitual, para evitar um possível mau hálito.

Dicas:

-Bicarbonato de Sódio

Uma vez por semana, escove os dentes com uma colher de bicarbonato e água.

-Água com limão

Faça bochechos com a mistura de água com limão ao menos 3 vezes na semana.

-Casca de laranja

Esfregue a parte interna da casca da laranja (a parte branca) nos dentes por mais ou menos 2 minutos. Faça isso 3 vezes por semana antes de escová-los. As substâncias contidas na casca da laranja auxiliam no clareamento.

-Casca da banana

A casca de banana contém ácidos naturais que também podem clarear os dentes. Assim como com a casca da laranja, esfregue a parte interna da casca de banana sobre os dentes durante vários minutos antes de escová-los.

-Morango

Outro poderoso aliado do sorriso bonito. Os morangos também são agentes clareadores naturais. Amasse os morangos e misture com seu creme dental. Outra dica é é misturá-lo com o bicarbonato de sódio e escovar os dentes com essa mistura.

-Sálvia

Pouca gente sabe do que se trata mas esfregar folhas de sálvia frescas na arcada dentária dá resultado rápido. Outra opção: seque as folhas de sálvia no forno e faça um pó para ser misturado ao creme dental.



Fonte e Fotos : Amil Dental

Veja 50 truques que toda dona de casa precisa saber

Desde de 2007, ano de fundação do Jornal O Resumo, está coluna vem ajudando muita gente. Devido a troca de provedor alguns arquivos foram perdidos mas mesmo assim conseguimos arquivar muitas informações interessantes para o bom andamento de nossas casas. O que fizemos nesta matéria foi juntar varias dicas para você. 

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.

Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despeçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!

Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas – na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Confira a seguir algumas dicas simples, práticas e rápidas que podem mudar a forma como você encara um contratempo doméstico, nos mais diferentes cenários.


Preparo e cozimento de alimentos

1. Afiar a faca sem amolador: vez ou outra as facas nos deixam na mão na hora de preparar uma refeição e o amolador nem sempre está por perto. Mas, usar o amolador não é a única maneira da dar um jeito naquela faca cega! Basta pegar uma caixinha de fósforo e afiar a lâmina da faca na mesma faixa em que se risca o fósforo.

2. Manter sanduíches frescos: o sanduíche é prático, rápido e um grande salvador de momentos em que até o tempo para comer está curto. Você pode ampliar ainda mais essa praticidade preparando vários sanduíches de uma vez, para ter um lanche pronto em vários momentos. Para mantê-los fresquinhos, coloque algumas folhas de alface sobre um papel alumínio, coloque o sanduíche por cima, embrulhe e guarde na geladeira.

3. Engrossar o caldo do feijão: se você gosta do feijão com o caldo mais encorpado mas não consegue esse efeito no cozimento, retire da panela uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Depois, devolva a pasta para a panela, mexa bem e deixe ferver por mais alguns minutos.

4. Evitar o ressecamento da carne assada: antes de culpar o seu forno pelo ressecamento de um frango assado, preste atenção ao tempero usado na carne! O vinagre e o limão acrescentados antes da carne ir ao forno podem deixá-la ressecada. Laranja e abacaxi são boas substituições para esses ingredientes.


5. Amaciar a manteiga gelada: usar a manteiga gelada pode acabar se tornando uma prova de força e paciência, principalmente em dias mais frios. Para agilizar o processo e deixá-la molinha com mais rapidez, aqueça uma tigela com água quente e cubra a manteiga com ela, como se fosse uma estufa.

6. Assar peixe sem grudar na forma: essa é uma solução simples – e saborosa! – para evitar que o peixe fique grudado na forma depois de assado. Antes de levar o peixe ao forno, unte o fundo da forma com manteiga e forre-o com fatias grossas de batatas, colocando o peixe por cima. Ao final, a recompensa é um prato sem grudar complementado por batatas assadas.

7. Manter o sorvete macio no freezer: depois de aberto, um pote de sorvete pode acabar perdendo a magia no freezer. O gelo acumulado deixa o sorvete endurecido e ainda altera o sabor. Para evitar esse acúmulo e manter a sobremesa cremosa, guarde o pote no freezer dentro de um saco plástico.

8. Limpar milho verde: se você sofre com a dificuldade de tirar os fiozinhos do milho que ficam grudados na espiga, adote uma escova de dentes para te ajudar com a tarefa! A escovinha faz com que os fios quebrem com menor frequência e saiam com mais facilidade.

9. Cortar frutas secas: a dificuldade aqui é com aquelas frutas secas mais pegajosas, que ficam grudadas na lâmina da faca conforme são picadas. Para evitar esse efeito, aqueça uma tesoura ou faca na água quente antes de picá-las.

10. Descongelar carne vermelha: não deu tempo de se planejar antes de cozinhar e a carne ainda está congelada? Um jeito rápido de descongelar é colocando a carne para marinar por alguns minutos no vinagre, que aumenta a temperatura do ingrediente. Depois, termine de descongelar no micro-ondas ou com água.

11. Deixar o sal soltinho: com o tempo, o sal vai ficando mais encorpado e pode ser uma aventura conseguir um saleiro. Para mantê-lo soltinho, leve uma panela ao fogo e, depois de aquecida, coloque o sal e mexa por dois ou três minutos. Para isso, procure evitar panelas de alumínio e use o fogo baixo.

12. Desenformar gelatina sem quebrar: para uma gelatina inteira e perfeita depois de desenformada, conte com o auxílio de altas temperaturas! Mergulhe a forma na água quente ou envolva-a com uma toalha molhada com água quente. Depois de alguns minutos, é só desenformar dando batidinhas no recipiente.

13. Preparar bacon no micro-ondas: quer preparar um bacon saboroso, sequinho e com pouca gordura em pouco tempo? Forre um prato com duas ou três folhas de papel toalha e coloque o bacon cortado em tiras. Por cima, coloque mais algumas folhas. Leve ao micro-ondas por um minuto em potência alta e, se for preciso, coloque por mais 30 segundos depois.

Limpeza da casa

14. Limpar estofados de tecido: para remover odores, mofo, umidade e desinfetar estofados de tecido, comece escolhendo um dia ensolarado para fazer a limpeza. Polvilhe bicarbonato de sódio pelo estofado e aspire para remover o excesso. Depois, borrife vinagre branco e deixe secar ao sol.

15. Desentupir ralos: essa dica é ideal para desentupir ralos da pia da cozinha e do banheiro. Coloque no ralo uma xícara de bicarbonato de sódio e depois acrescente duas xícaras de vinagre branco de álcool. Quando a mistura não estiver mais efervescente, despeje água fervente e evite abrir a torneira por cerca de 30 minutos.

16. Remover os cabelos do ralo: cabelo cai e vai se acumulando no ralo – é inevitável. Para evitar a desagradável sensação do cabelo molhados nas mãos, use uma agulha de crochê para remover os fios.

17. Limpar mancha de fumaça da parede de tijolo: lareiras e churrasqueiras podem ser as grandes vilãs das manchas na parede. Para livrar-se delas, é só esfregar uma pedra de sapólio na parede umedecida e depois enxaguar com água.

18. Prolongar a limpeza do box do banheiro: lavar o banheiro é uma das atividades mais temidas do cotidiano. Mas, é possível prolongar um pouco mais o efeito da faxina, impedindo o crescimento de fungos nos rejuntes e evitando manchas por mais tempo. Para isso, basta borrifar vinagre branco de álcool na área a cada dois dias.

19. Limpar liquidificador: por causa das lâminas, o liquidificador pode ser um objeto complicado de limpar. Para remover a sujeira rapidamente, bata em alta velocidade alguns cubos de gelo, água morna e detergente. Em um ou dois minutos você tem copo e lâminas limpinhos!

20. Limpar forno queimado: resquícios de comida queimados podem resistentes rebeldes na hora da limpeza. Para facilitar, coloque um pano umedecido com amônia líquida no forno quente e deixe agir por algumas horas. Depois disso, os pedaços queimados terão se soltado e você pode fazer a limpeza normal no forno.

21. Limpar arranjo de flores: arranjos de flores secas podem não precisar serem regados, mas ainda precisam de cuidados! Com a exposição, é comum que os arranjos acumulem poeira. Para limpá-los, ferva água o suficiente para cobrir as flores e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água usado. Deixe as flores de molho por até 15 minutos e depois deixe-as secar ao ar livre.

22. Lavar paredes: o truque aqui está em como começar. Lavar paredes se torna mais fácil começando de baixo para cima do que o contrário – afinal, a bagunça ao limpar os pingos na superfície que já está limpa é bem menor.

23. Remover mancha de caneta do sofá: até o menos desastrado dos seres humanos pode acabar manchando com a caneta o que não deveria ser riscado. Para remover riscos de tinta de um estofado de tecido, basta aplicar vinagre branco de álcool em uma esponja e esfregar até sair.

24. Higienizar esponja de louça: o processo de higienização das esponjas é importante para eliminar bactérias e germes que se acumulam com o uso. Coloque uma colher de água sanitária em um litro d’água e deixe a esponja de molho por três minutos. Depois, é só enxaguar e deixá-la secar.

Limpeza de roupas

25. Hidratar o couro: começou a fazer frio e você vai tirar a jaqueta de couro do armário? Depois de muito tempo guardada, você pode hidratar o couro para que a peça fique renovada. Em um pano úmido, pingue gotas de vaselina líquida ou óleo de amêndoas doces e esfregue na peça toda. Após dez minutos, termine o processo passando um pano branco seco.

26. Acelerar a secagem da roupa: essa é uma boa dica para quem deseja ainda mais rapidez na hora de centrifugar as roupas. Coloque na centrífuga, junto com as peças molhadas, uma toalha seca. A toalha absorverá um pouco da água e as roupas sairão da máquina bem mais secas.

27. Remover manchas de desodorante: ah, a pressa! Nada mais comum que vestir a blusa antes do desodorante secar e ganhar de brinde uma mancha esbranquiçada na peça. Para se livrar dela rapidamente, basta esfregar uma esponja seca na mancha.

28. Passar roupas de couro: embora tenha um visual mais pesado, as peças de couro são bastante delicadas na hora de passar. É importante não usar ferro a vapor e ajustar a temperatura para menos de 80°. Para proteger a peça, coloque um pano claro sobre o couro e só passe o ferro com o pano servindo como intermediário.

29. Secar roupas de linha no varal: já ficou sem saber o que fazer para secar uma blusa de linha sem esticar toda a peça? Retire o excesso de água com uma toalha e, em seguida, passe uma meia-calça pelas mangas da blusa. Prendendo as meias ao invés das mangas no varal, sua blusa está segura de deformações!

30. Remover o odor das meias: se você já lavou meias e elas continuaram com um cheirinho desagradável, está na hora de exterminar as bactérias do tecido. Para isso, deixe-as de molho em uma mistura de água e vodka (sim, vodka!) por cerca de 30 minutos.

31. Remover tinta de cabelo do tecido: é comum estar pintando o cabelo e acabar com alguma mancha na roupa ou na toalha. Para removê-la ainda fresca, aplique água oxigenada sobre a mancha e esfregue com uma escova de dentes em linhas retas. Depois, seque com um pano e lave a peça normalmente.

32. Passar peças com mangas: para ter mais firmeza na hora de passar as mangas de uma peça, enrole uma revista e coloque dentro da manga. Ela vai desenrolar e se transformar em um ótimo apoio para a atividade.

33. Engomar roupa de seda: quer renovar o caimento de uma peça de seda natural? Dissolva uma folha de gelatina branca em um litro de água fervente. Depois, junte essa mistura a uma quantidade de água fria que cubra a peça e molhe-a. Torça a peça, deixe secar um pouco e passe-a ainda úmida, coberta por um papel de seda.

34. Manter as toalhas macias: você sabia que usar amaciante de roupas industrializado nas suas toalhas pode fazer com que elas percam a capacidade de absorção? Para mantê-las macias e sem correr esse risco, basta substituir o amaciante por vinagre na hora da lavagem.

35. Pré-lavar roupas muito sujas: para remover manchas mais difíceis de roupas – como as de maquiagem e suor, por exemplo – você pode esfregar sabonete branco umedecido na mancha. Depois, é só prosseguir normalmente com a lavagem.

Organização e armazenamento

36. Guardar roupas com bojo: para armazenar blusas e vestidos com bojo sem danificar as peças, jamais pendure-as! O melhor a fazer é dobrar a peça ao meio, encaixar um bojo dentro do outro e continuar dobrando a roupa até ficar exatamente do tamanho do bojo. Depois, é só guardá-la em pé na gaveta.

37. Ganhar espaço na mala: quando a mala não fecha nem com a clássica sentadinha em cima para forçar o zíper, é hora de buscar outros meios de ganhar espaço. Colocando as roupas em sacos que fecham à vácuo (de preferência, com ajuda do aspirador de pó) você consegue compactar o tamanho e levar mais coisas!

38. Armazenar roupas de couro e camurça: se bem cuidadas, peças de couro e camurça podem ser suas companheiras por um longo tempo. Na hora de guardar, pendure-as em cabides de madeira ou plástico e proteja-as com uma capa de TNT, mantendo-as sempre em locais que não fiquem expostos à luz.

39. Guardar meia-calça: para garantir que a meia-calça esteja segura a objetos que possam desfiar os fios, o ideal é manter a peça dentro de sacos com fechamento ziploc. Resistente, a embalagem vai proteger a meia de objetos pontiagudos.

40. Guardar documentos: todo cuidado pode ser pouco na hora de armazenar documentos importantes. Para mantê-los sempre secos e sem marcas de dobras, enrole-os bem apertados e envolva com uma toalha de papel.

41. Proteger roupas brancas: já passou pela chata experiência de pegar uma roupa branca no armário e perceber que ela está amarelada? Mesmo limpo, o tecido branco pode acabar amarelando por causa da incidência de luz. Para proteger a peça, guarde-a envolvida em papel de seda ou TNT azul.

42. Guardar luzes de Natal: se em toda época de Natal você passa mais tempo desembaraçando as luzinhas do que enfeitando a casa, este é um truque bem simples que evita a enrolação. Enrole o fio em um pedaço de papelão e guarde os enfeites em caixas.

43. Potencializar cabides de plástico: para evitar que as roupas fiquem escorregando dos cabides no armário, é só fazer um zig-zag com cola quente nas laterais do objeto. A cola seca vai oferecer maior suporte aos tecidos!

44. Organizar toalhas no banheiro: em banheiros pequenos ou usados por muitas pessoas, pode ficar complicado arrumar espaço para organizar as toalhas de todo mundo. Para otimizar espaço, instale até três toalheiros na vertical – pode ser numa parede ou atrás da porta.

45. Fixar saco plástico na lixeira: se a sua lixeira é de metal ou inox, os sacos plásticos provavelmente vivem escorregando. Para mantê-los no lugar coloque vários ímãs na boca do saco, por fora da lixeira.

46. Organizar bijuterias na gaveta: ninguém precisa de um organizador sofisticado para manter as bijuterias sem bagunça na gaveta. Improvise a arrumação com forminhas de doces de papel, formas de gelo ou formas de cupcake!

47. Organizar fios de eletrodomésticos: para não ter que lidar diariamente com os fios de eletrodomésticos soltos e emaranhados pelo armário, a solução é simples. Cole um velcro autocolante no plug e outro no aparelho. Na hora de guardar, enrole o fio no aparelho e junte as duas partes do velcro para manter tudo no lugar.

48. Armazenar tapetes: a melhor maneira de guardar um tapete é enrolado – além de evitar marcas, você economiza espaço. Em um tubo de PVC ou em um tudo macarrão de piscina, enrole o tapete com face virada para dentro, no sentido do comprimento.

49. Identificar chaves: se o seu molho de chaves é muito populoso e você sempre se confunde na hora de abrir as fechaduras, um bom truque é pintar a cabeça das chaves com esmaltes de cores diferentes. Assim, fica mais fácil associar a cor à porta correta!

50. Organizar copos no armário: está ficando sem espaço no armário para guardar copos? É possível improvisar uma prateleira usando uma bandeja! Sobre uma fileira de copos, coloque uma bandeja e depois empilhe mais uma filheira de copos. Forre a bandeja com EVA, para impedir que os copos escorreguem.

Gostou das dicas? Teste-as em casa e deixe o seu cotidiano mais prático!

Ajude as pessoas compartilhando essa matéria


Fonte : Dicas de Mulher
Fotos : Internet

Confira dicas para organizar as despesas de início de ano - Coluna "Dicas e Truques"

A coluna "Dicas e Truques" pesquisou e descobriu na internet conselhos da coordenadora institucional do Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, em cima dos gastos que aparecem no começo de todo ano, como o pagamento de tributos que nem IPVA e IPTU, além da compra de material escolar ou mesmo matrícula na escola.

Primeira recomendação da especialista é fazer uma avaliação de todos os gastos que a pessoa vai ter neste começo de ano. Na compra do material escolar, ela lembra que os pais podem, por exemplo, fazer trocas com os livros usados pelos filhos, seus e de outros, no ano anterior.

A coordenadora do Proteste adverte que 2016 vai ser um ano difícil do ponto de vista da economia e o consumidor precisa, mais do que nunca, ter uma reserva. Além disso, tem que se cuidar com as liquidações que estão acontecendo, olhando sempre o orçamento familiar. A liquidação só deve ser usada se a pessoa estiver precisando mesmo de um produto considerado essencial.

No caso dos tributos como IPVA e IPTU, que costumam ser pagos no começo do ano, os consumidores devem aproveitar os descontos, que variam conforme a cidade, e pagar tudo de uma só vez, à vista, para evitar gastos parcelados futuros que, com certeza, vão se acumular com outros que vão aparecer durante o ano.



Acompanhe o "Dicas e Truques" toda a semana.


Até a próxima.



Fonte : Rádio Agência Nacional 
Foto   : O Sul